seg, 17 nov 2025 21:37
O estudante Byron Javier Jiménez Fuentes, matriculado no Programa de Pós-graduação em Política Social (PGPS), do Departamento de Serviço Social (DSE)/UFV, participou do Primeiro Encontro Latinoamericano da Teoria dos Códigos de Legitimação (TCL), realizado na Universidade Tecnológica de Pereira, Colômbia, entre os dias 23 e 25 de outubro de 2025. A TCL mais difundida e utilizada na Europa foi debatida, pela primeira vez, em um evento Latino-americano. Essa teoria aborda a construção, organização e valorização de conhecimentos em diferentes espaços sociais, possibilitando analisar desigualdades e saberes dentro de um campo social.
O doutorando participou do evento como debatedor da mesa de abertura e apresentador do trabalho “Mulheres e a legitimação de seu papel na economia rural: experiências em comunidades indígenas do Chile, Guatemala e Brasil”. Essa experiência foi crucial para divulgar conhecimentos produzidos no PGPS/UFV, fortalecer parcerias entre este programa e outras instituições, professores e grupos de pesquisa e contribuir com a formação do doutorando como pesquisador. Também, possibilitou a apreensão de importantes conhecimentos que serão incorporados na tese intitulada: “Circuitos curtos de comercialização de produtos agroecológicos: Experiências de mulheres pertencentes a povos originários e comunidades tradicionais do Brasil, Chile e Guatemala”, que o discente está desenvolvendo, sob a orientação da professora Ana Louise de Carvalho Fiuza. O guatemalteco Byron Javier Jiménez Fuentes analisa, neste trabalho, oportunidades de participação em redes e atividades agroecológicas, das mulheres de povos e comunidades tradicionais do nordeste de Minas Gerais (Brasil), Chiloé (Chile) e Cantel (Guatemala).
O PGPS/DSE/UFV parabeniza por essa participação e pelos diálogos construídos a partir desse intercâmbio que constitui uma oportunidade de aprimorar a sua pesquisa, contribuir com o seu crescimento pessoal e profissional, bem como fortalecer ações de internacionalização e parcerias do PGPS com instituições estrangeiras.